Educação de filhos: de quem é a responsabilidade?

Publicado em:11 de Dezembro de 2015.

Atualizado em:22 de Janeiro de 2016 - 14:16:00.

Publicado por: Pr José Roberto.

Tag's: educacao, filhos, quem, responsabilidade.

Em dias como os nossos, cheios de atrativos e distrações, é muito fácil perdermos a direção e sairmos dos trilhos. Isso se aplica a várias situações da vida. Mas, uma em especial, tem me preocupado muito: EDUCAÇÃO.

Não há o que se discutir quando afirmamos que a educação dos filhos é de responsabilidade dos pais.

Educar no sentido mais amplo é socializar, é transmitir os hábitos que capacitam o indivíduo a viver numa sociedade, hábitos esses que começam na primeira infância, implicando no ajustamento a determinados padrões culturais.

A escolarização é de competência da escola. A educação vem de berço. 
O mesmo se aplica no mundo espiritual. A educação cristã é de competência dos pais. Os pais lançam mão dos recursos oferecidos pela igreja para transmitir aos filhos. Então, os filhos irão refletir a imagem dos pais, ou seja, a imagem espiritual.

Sob a justificativa da falta de tempo (ou mais exatamente de coragem) para encarar a verdade há, por parte de muitos pais, a tentativa de transferência de responsabilidades. Querem lançar sobre a escola e a igreja a responsabilidade de educar os próprios filhos. As duas instituições cooperam. Mas não é a última responsabilidade delas.

Pais eduquem seus filhos na disciplina do SENHOR. Portanto, seguir o conselho bíblico é o mais sensato a fazer: "Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele" (Pv 22.6). E, também o texto de Deuteronômio 6.6,7: "Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração. Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar".

Atentar para os conselhos de hoje é o mesmo que evitar o remédio amargo de amanhã.

Jesus os abençoe.
 

 

Horário dos cultos

Horário dos Cultos

Culto de Adoração

Sábado

8h30 e 11h30

Escola Sabatina

Sábado

10h

Culto Evangelístico

Domingo

19h

Culto de Oração

Quarta-feira

20h

Culto Jovem

Sábado

18h

Onde Estamos

Igreja Presbiteriana de Divinópolis
Av. Paraná 1098 - Centro
CEP: 35500-031 | Divinópolis - MG
Veja no Mapa

Telefone
(37) 3212-4980

Email
contato@ipdiv.org.br

Acompanhe

Copyright © 2017
Igreja Presbiteriana de Divinópolis
Todos os direitos reservados.